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4 de dezembro de 2012

São João Damasceno



De família nobre de Damasco, nascido em 675, João Mansur era filho de pais cristãos de origem árabe. Eles conviviam muito bem com os muçulmanos, que tinham tomado a Síria, seu país, e a Palestina, mas ainda toleravam o cristianismo. Ele e seu pai eram amigos do califa, chefe supremo religioso e político, e exerciam importantes cargos de administração pública. Por sua inteligência, João chegou a ser grão-vizir, isto é, conselheiro pessoal do califa.
Mas a vida religiosa sempre lhe tocou mais profundamente a alma e por isso tomou uma decisão difícil. Para viver o Evangelho em sua integridade, distribuiu seus bens entre os pobres e recolheu-se no monastério da comunidade religiosa de São Sabas, na Palestina, próximo à Jerusalém. Aí dedicou-se ao silêncio, às orações, às penitências e, mais que tudo, a profundos estudos das Escrituras.
Ordenou-se sacerdote, mas só se ausentava do monastério para pregar na igreja do Santo Sepulcro. Ao retornar, redigia suas homilias e as distribuía às demais dioceses, onde eram sempre muito bem aceitas. Exortava divinamente à Sã Doutrina.
Escrevia profusamente e entre suas principais obras nos deixou "A Fonte da Ciência", "A Fé Ortodoxa", "Sacra Paralela", e "Orações sobre as Imagens Sagradas". Nessa última, fez uma belíssima defesa do uso de imagens como uma legítima manifestação de devoção e fé. Foi ele que registrou a grande diferença entre veneração e adoração.
E argumentou:

"Em outros tempos, Deus não havia sido representado nunca em imagem, sendo incorpóreo e sem rosto. Mas dado que agora Deus foi visto na carne e viveu entre os homens, eu represento o que é visível em Deus.
Eu não venero a matéria, mas o Criador da matéria, que se fez matéria por mim e Se dignou habitar na matéria e realizar minha salvação através da matéria...
Não é talvez matéria o lenho da cruz três vezes bendita?... E a tinta e o livro santíssimo dos Evangelhos, não são matéria? O altar salvífico que nos dispensa o pão da vida não é matéria?... E antes que nada, não são matéria a carne e o sangue do meu Senhor?
Ou se deve suprimir o caráter sagrado de tudo isso, ou se deve conceder à Tradição da Igreja a veneração das imagens de Deus e a dos amigos de Deus que são santificados pelo nome que levam, e que por esta razão estão habitados pela graça do Espírito Santo.
Não se ofenda portanto a matéria: esta não é desprezível, porque nada do que Deus fez é desprezível." (Contra os caluniadores de imagens)

Mas, como os muçulmanos não toleravam o uso de imagens, e já estavam invadindo lugares sagrados para as destruir, alguns líderes religiosos incitaram o califa de Damasco contra São João Damasceno, que, segundo eles, de amigo haveria se tornado um 'traidor'.
Enfurecido, sabendo que a força de São João Damasceno estava em seus escritos, o califa ordenou que sua mão direita fosse cortada. Mas, por intervenção de Nossa Senhora, de quem era fervoroso devoto, sua mão foi miraculosamente restituída durante um sono profundo que teve.
Por seus escritos foi reconhecido como Doutor da Igreja e o último Padre do Oriente, posto que depois dele não houve mais nenhum grande figura de importância teológica na Igreja de Constantinopla, até que ela se separasse de Roma, em 1054.
Foi pela obra de São João Damasceno que teve início a teologia Mariana, ou a Mariologia. Ele foi o primeiro a usar o termo 'Imaculada', para se referir à concepção miraculosa de Maria Santíssima. Sobre Maria sempre Virgem, nos deixou essas palavras:

Joaquim e Ana, casal bem-aventurado e verdadeiramente irrepreensível! Vós levastes uma vida agradável a Deus e digna d'Aquela de quem vos tornastes pais.
Tendo vivido com pureza e santidade, gerastes a joia da virgindade, ou seja, Aquela que foi virgem antes do parto, virgem no parto e virgem depois do parto. Aquela que é a Virgem por excelência, virgem para sempre, virgem perpétua no espírito, na alma e no corpo." (Homilia sobre a Natividade)

É ele que dá início aos argumentos que nos levaria ao Dogma da Mãe de Deus:

"Ó Virgem, claramente prefigurada na sarça, nas tábuas escritas por Deus, na arca da lei, no vaso de ouro, no candelabro, na mesa e na vara de Aarão que floresceu. De Vós, com efeito, procede a chama da divindade, o Verbo e manifestação do Pai, o maná suavíssimo e celestial, o nome inefável que está acima de todo nome, a luz eterna e inacessível, o celeste pão de vida. De Vós brotou corporalmente aquele fruto que não é resultado do trabalho de nenhum cultivador." (Homilia sobre a Dormição de Maria)

É dele também as primeiras palavras mais consistentes que nos levariam ao Dogma da Assunção de Maria. Palavras essas que foram usada por Pio XII ao definir essa verdade de fé:

"Convinha que aquela que no parto manteve ilibada virgindade conservasse o corpo incorrupto mesmo depois da morte. Convinha que aquela que trouxe no seio o Criador encarnado, habitasse entre os divinos tabernáculos. [...] Convinha que a Mãe de Deus possuísse o que era do Filho, e que fosse venerada por todas as criaturas como Mãe e Serva do mesmo Deus."



São João Damasceno defendeu também a veneração das relíquias dos Santos:

"Antes de tudo (veneramos) aqueles entre quem Deus descansou, Ele, Único Santo que mora entre os santos (cf. Is 57, 15), como a Santa Mãe de Deus e todos os Santos. Estes são aqueles que, enquanto possível, tornaram-se semelhantes a Deus com sua vontade e pela inabitação e a ajuda de Deus; são chamados realmente de deuses (cf. Sal 82, 6), não por natureza, mas por contingência, assim como o ferro incandescente é chamado de fogo, não por natureza, mas por contingência e por participação do fogo. Diz, de fato: ‘Sereis santos porque eu sou santo’ (Lv 19, 2)."

E registrou:

"Deus, que é bom e superior a toda bondade, não se contentou com a contemplação de Si mesmo, mas quis que houvesse seres beneficiados por Ele, que pudessem chegar a ser partícipes de Sua bondade: por isso, criou do nada todas as coisas, visíveis e invisíveis, inclusive o homem, realidade visível e invisível. E o criou pensando e realizando-o como um ser capaz de pensamento enriquecido pela palavra e orientado para o Espírito... É necessário deixar-se encher de estupor por todas as obras da Providência, louvá-las todas e aceitá-las todas, superando a tentação de assinalar nelas aspectos que a muitos parecem injustos ou iníquos, e admitindo, ao contrário, que o projeto de Deus vai mais além da capacidade cognoscitiva e compreensiva do homem, enquanto que, no entanto, só Ele conhece nossos pensamentos, nossas ações e inclusive nosso futuro."

Conta-se que o califa, ao saber que sua mão havia sido restituída, lhe pediu perdão e não permitiu que ninguém mais lhe perturbasse.
Escreveu também orações, hinos e poesias, muitos deles dedicados a Virgem Santíssima.
Morreu em 749, no monastério de São Sabas, o mesmo lugar que havia escolhido para viver quando ainda jovem.
O Concílio Ecumênico de Niceia de 787, vai confirmar todos os seus escritos a respeito do uso das imagens.
Por sua inteligência singular, séculos mais tarde recebeu o título de "São Tomás do Oriente", por ter sido a fonte de tantos esclarecimentos sobre as revelações de Deus.

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