APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA
EM LA SALETE - França - 1846.
Quando: Em 1846.
A quem: Aos videntes, Maximino Giraud e Mélanie Calvat.
História da Aparição.
Um menino de nome Maximino Giraud, de onze anos, e Mélanie (Mélanie) Calvat, de quinze, estavam cuidando do gado. Mélanie estava acostumada e treinada nesse tipo de trabalho desde os nove anos, mas tudo era novo para Maximino. Seu pai lhe havia pedido que fosse fazer esse serviço como ato generoso, para cooperar com o amigo que estava com o pastor adoentado.
Relata Mélanie:
No dia 18 de setembro de 1846, véspera da Aparição da Santíssima Virgem, eu estava sozinha, como sempre, cuidando do gado do meu patrão; por volta de onze horas vi um menino que se aproximava. Por um momento tive medo, pois achava que todos deviam saber que eu evitava todo tipo de companhia. O menino se aproximou e me disse:
"Ei menina, vou contigo, sou de Corps". A estas palavras minha malícia natural se mostrou e lhe disse: "Não quero ninguém perto de mim. Quero ficar sozinha". Mas ele, senguindo-me, disse: "Meu patrão me enviou aqui para que cuide do gado contigo. Venho de Corps". Afastei-me dele, agastada, dando-lhe a entender que não queria ninguém por perto. Quando estava a certa distância, sentei-me na grama. Normalmente, dessa forma conversava com as florzinhas ou ao Bom Deus.
Depois de um momento, atrás de mim estava Maximino sentado e diretamente me disse: "Deixa-me ficar contigo, me comportarei muito bem". Embora contra minha vontade e sentindo-me incomodada por Maximino, permiti que ficasse. Ao ouvir os sinos de la Salette para o Ângelus, disse-lhe para elevar sua alma a Deus. Ele tirou o chapéu e se manteve em silêncio por um momento. Logo comemos e brincamos juntos. Quando caiu a tarde descemos a montanha e prometemos voltar ao dia seguinte para levar o gado novamente.
No dia seguinte, sábado, 19 de setembro de 1846, o dia estava muito quente e os dois jovenzinhos concordaram em comer seu almoço em um lugar sombreado. Contrariamente a seu costume, eles se estendem sobre a relva... e adormecem. O tempo passa!... Mélanie foi a primeira a despertar:
"Maximino, Maximino, vem depressa, vamos ver nossas vacas... Não sei onde andam!".
Rapidamente sobem a ladeira. Voltando-se, têm diante de si toda a pradaria: as vacas lá estão ruminando calmamente. Os dois pastores se tranquilizam. Mélanie começa a descer. A meio caminho se detém imóvel e pergunta a Maximino se não vê o que ela estava vendo:
"Maximino, olha lá, aquele clarão!".
Maximino corre gritando:
"Onde? Onde?"
Mélanie estende o dedo para o fundo do vale onde haviam dormido. O clarão se mexia e se agitava, como dividindo-se ao meio.
"Oh, meu Deus!", exclamou Mélanie, deixando cair o cajado.
Algo fantasticamente inconcebível a inundava nesse momento e ela se sentiu atraída, com profundo respeito, cheia de amor e o coração batendo mais rapidamente. Viram uma Senhora sentada em uma enorme pedra. Tinha o rosto entre as mãos e chorava amargamente. Mélanie e Maximino estavam com medo e não se mexiam.
Comemoração litúrgica - 19 de setembro. Também nesta data: Nossa Senhora da Salete, Santa Constança e Santo Afonso de Orozco.
NA CATEDRAL de Nápoles é celebrada hoje a grande festa com oitava, a que vem assistir milhares de fiéis não só da cidade como da circunvizinhança e de toda a Itália. A solenidade é viva expressão da veneração e gratidão ao grande Padroeiro São Januário, cujas preciosas relíquias se acham expostas em duas capelas da mesma Catedral. Em uma destas capelas é conservado o corpo do Santo, quando a outra é repositório de sua cabeça e de duas ampolas de vidro com sangue do mártir, recolhido por uma piedosa mulher logo depois da decapitação deste. Todos os anos, no dia de hoje, é observado o milagre de São Januário, que consiste na liquefação do sangue contido nas ampolas, no momento em que estas são aproximadas da cabeça ou de qualquer uma das relíquias do Santo. Sobre o fato não pode haver a mínima dúvida, pois tem sido presenciado por milhares de pessoas, e cientistas de diversos credos têm se ocupado deste fenômeno sem que dele tivessem achado uma explicação natural. Com sua proteção cresceu sempre o fervor da fé, e anualmente a procissão que os napolitanos lhe fazem adquirem novo esplendor.
A cabeça de São Januário está encastoada num busto de ouro e prata, presente do rei Carlos II de Anjou, e é anualmente levada em procissão seguida à tarde de outra que transporta a ampola do sangue miraculoso, procissão cujo têrmo é a igreja de Santa Clara
São Januário, provavelmente descendente dos nobres Januários de Nápoles, era Bispo de Benevento. Em sua vizinhança vivia o zeloso e santo diácono Sósio, a quem o ligavam laços de grande amizade e a quem muitas vezes visitava. Em uma das suas visitas a este santo homem, na ocasião dêle pregar a Palavra de Deus, viu uma labareda de fogo descer sobre a cabeça do pregador, fenômeno que Januário considerou aviso do próximo martírio do seu amigo. Não se enganou. Em 303 rompeu a última e a mais cruel perseguição contra a Igreja, sendo Dioclesiano imperador. Dracôncio, governador de Campanha, cumprindo ordem imperial, exigiu de Sósio, que prestasse homenagens às divindades nacionais. Como este se negasse, foi desumanamente espancado e fechado no cárcere de Puzzuoli. A mesma sorte tiveram diversos cristãos. Mal soube Januário o que tinha acontecido ao seu amigo, foi visitá-lo a ele e a seus companheiros de prisão, e animou-os com sua palavra de amigo e bispo.
Aconteceu que Dracônio fosse removido e em seu lugar viesse Timóteo, inimigo implacável do nome cristão. Uma das suas primeiras determinações na campanha anticristã, foi o aprisionamento de Januário, de quem foi exigida a apostasia da fé pela homenagem que havia de prestar aos deuses. Januário, em vez de obedecer a esta ordem, fez profissão solene e pública de sua fé em Jesus Cristo e sua santa Igreja. Imediatamente veio a ordem do governador, para que fosse lançado em uma fornalha ardente. Deus, porém, protegeu o seu filho e fiel servo. O fogo, em vez de atacar e consumir a inocente vítima, veio com ímpeto sobre os carrascos e os feriu gravemente. Três dias teve que passar dentro da fornalha, para depois ser novamente encarcerado e barbaramente espancado. Dois clérigos, Festo e Desidério, foram visitar seu bispo, e quando o viram tão mal tratado, deram expressão à sua indignação e dor, e altamente protestaram contra os processos desumanos aplicados contra um homem tão bom, "que era a caridade em pessoa, o consolador dos aflitos e o amigo de todos os que sofriam, e a ele nas suas mágoas e necessidades se dirigiam". Resultado foi que também foram presos e, juntos com Januário, levados à presença do governador. "Quem são estes homens?", indagou este com voz de trovão. "Um é meu diácono e outro meu leitor", respondeu plácidamente Januário. "São Cristãos?" Januário: "São, e espero que não negarão Nosso Senhor Jesus Cristo", _ "Isso nunca", exclamaram ao mesmo tempo os dois, somos cristãos e prontos para dar a vida por Cristo".
Timóteo nada respondeu: Disfarçou seu ódio, mas deu ordem para que fossem metidos em ferros e diante do seu carro levados a Puzzuoli, onde o cárcere os recebeu.
Longe de se lastimar, os santos homens se felicitaram mutuamente por se acharem em caminho para o martírio, e pedriam a Deus a graça da perseverança. Já no dia seguinte foram transportados para o anfiteatro. Lá os esperava o governador e muito povo, ávidos de assistir à cena de animais feroses e famintos se atirarem sobre as
inermes vítimas. Os sete jovens cristãos, também Januário, já não contavam com mais de quarenta anos, se ajoelharam no meio da arena, com os olhos elevados ao céu. Mal se abriram as jaulas, os leões com rugidos formidáveis se precipitaram sobre os sete homens. Mas, que maravilha! Como contidos e domados por mãos invisíveis, se deitaram aos pés dos confessores, sem lhe causarem mal algum. O povo, diante deste milagre, não se conteve e em altos brados felicitou-os. Timóteo, porém perturbado e humilhado, deu ordem de decapitação imediata. Outro fato maravilhoso acompanhou também esta ordem desumana. No mesmo momento em que proferiu a sentença de morte sobre Januário e seus companheiros, ficou cego. Em sua confusão e aflição suprema, recorreu à própria vítima, a Januário, suplicando que o socorresse. O santo bispo rezou sobre ele, fez o sinal da cruz sobre os olhos amortecidos, e estes, se abriram completamente curados. Não obstante, o monstro manteve a ordem da morte; talvez por medo do imperador enfurecio ou, pelo fato de quase cinco mil pessoas presentes no anfiteatro, além de aclamarem os cristãos, se terem declarado a favor da fé cristã. Os corpos dos mártires foram retirados pelos cristãos e com todas as honras sepultados.
Sete anos depois, quando pela conversão do imperador Constantino, houve grande mudança na política romana, os Beneventinos retiraram as relíquias de seus sacerdotes Festo e Desidério; as de São Januário, porém, ficaram em Nápoles. Diversas tentativas de obterem esta preciosidade, não tiveram resultado. Em 825 o príncipe Sico de Benevento, quando com forte exército veio assediar Nápoles, se apoderou do corpo do santo Mártir que, como em triunfo, foi transladado para Benevento. A cabeça e as ampolas com o sangue ficaram em Nápoles. Só em 1480 o imperador Fernando de Nápoles recuperou as santas relíquias para a cidade.
REFLEXÕES
Os Judeus olhavam com horror os cadáveres, mas os cristãos consideravam-nos preciosos, porque eles foram habitação do Espírito Santo (1 Cor 3 - 6) e são como uma semente, donde germinará um corpo glorioso no dia da ressurreição (1 Cor 15 - 42). Veneramos as relíquias dos santos para adorar Aquele em quem e por quem eles morreram (S. Jerônimo). O próprio Deus honra as relíquias, porque se serve delas para operar milagres.
Já os hebreus conservavam religiosamente as relíquias. Moisés levou do Egito o corpo de José. (Ex 13-19). Os cristãos imitaram-lhe o exemplo. Os túmulos dos mártires foram, desde a mais alta antiguidade, os sítios onde se encontram igrejas e altares para ali celebrar o Santo Sacrifício da Missa. A Igreja conserva as relíquias em preciosos relicários e adorna-os com flores e pedras preciosas.
O culto das relíquias obtem-nos de Deus inúmeros benefícios. (Concílio de Trento 25). As relíquias são fontes de salvação, donde correm para nós benefícios divinos. A vontade de Deus fez brotar uma nascente da penha do deserto. (Ex 16), e fez brotar também das relíquias dos Santos, nascentes de bênçãos. Os corpos dos santos e os túmulos dos mártires afastam as insídias do demônio e obtém muitas vezes a cura das doenças mais refratárias. A veneração dos corpos dos mortos serve, pois, para restituir a saúde aos corpos dos vivos. É evidente que o milagre não é produzido materialmente pelas relíquias, mas pela vontade de Deus. Não há, pois superstição alguma na veneração que o povo cristão tributa às santas relíquiqqas.
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