Padre João tinha a intenção de participar de uma congregação, por isto procurou padres redentoristas, que se dedicavam aos pobres e abandonados. Foi aceito e ingressou na Congregação e se tornou o primeiro padre ordenado no novo continente a professar as Regras dos redentoristas na América, em 1842. Em 1847 foi eleito pela Congregação o superior geral dos redentoristas nos Estados Unidos.
O Padre Neumann foi nomeado Bispo de Filadélfia em 1852. Sua diocese era muito grande e se desenvolvia com muita rapidez. Por isto, decidiu introduzir no país as escolas católicas
Ele morreu de repente, no dia 05 de janeiro de 1860, enquanto caminhava pela rua de sua cidade episcopal.
Reflexão:
Padre João Neumann era um homem de estatura pequena e de saúde frágil, mas sempre se manteve muito ativo. Além das obrigações pastorais, achou tempo para a atividade literária. Foi um grande missionário e exemplo de disponibilidade e atenção pelos mais necessitados.Oração:
Deus de amor e de bondade, cujo graça renova a vida humana a cada dia, concedei-nos, pela intercessão de João Neumann, as forças necessárias para enfrentar os desafios que pretendem enfraquecer nossa fé. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
A Igreja celebra, em 5 de janeiro, um grande santo Missionário Redentorista: São João Neumann.
São João Neumann nasceu em Prachatitz, Boêmia, no dia 28 de março de 1811, filho de Philip Neumann e Agnes Lebis. Frequentou a escola em Budweis e lá entrou para o seminário no ano 1831. Dois anos depois, passou para a Universidade de Charles Ferdinand, em Praga, onde estudou teologia.
Quando completou sua preparação para o sacerdócio em 1835, desejava ser ordenado, mas o bispo decidiu que não haveria mais ordenações lá. João estava certo de sua vocação para o sacerdócio, mas todas as portas pareciam estar fechadas.
João foi um dos 36 padres para mais de 200.000 católicos de sua época. Como missionário, visitava um povoado atrás de outro, escalando até montanhas para visitar as pessoas doentes e celebrar missas.
Sonhava viver em uma comunidade. Foi, então, que ingressou para a Congregação de padres e irmãos que se dedicava em ajudar os pobres e os mais abandonados. Foi o primeiro padre que entrou para a Congregação Redentorista na América; professou seus votos em Baltimore, no dia 16 de janeiro de 1842.
Desde o princípio, destacou-se por sua piedade, santidade e por seu zelo e amabilidade. O seu conhecimento de seis idiomas modernos o tornou particularmente apto para o trabalho na sociedade americana, com grande diversidade de línguas no século XIX.
Depois de trabalhar em Baltimore e Pittsburgh, em 1847, foi nomeado Visitador ou Superior Maior dos Redentoristas nos Estados Unidos. Neste cargo, preparou os confrades da fundação americana para se tornarem uma Província autônoma, o que aconteceu em 1850.
O Padre Neumann foi nomeado Bispo de Filadélfia e ordenado bispo em Baltimore, no dia 2 de março de 1852. A diocese dele era muito grande e passava por um período de desenvolvimento considerável. Como bispo, foi o primeiro a organizar um sistema diocesano de escolas católicas e para isso, fundou as Irmãs da Ordem Terceira de São Francisco para lecionar nas escolas.
Entre as mais de oitenta igrejas que construiu durante o seu bispado, deve ser mencionada a catedral de São Pedro e São Paulo, iniciadas por ele. São João Neumann era de estatura pequena; nunca teve uma saúde robusta, mas sua vida foi marcada por inúmeras atividades, conjugadas entre sua piedade e sua fortaleza.
Ele, ainda, achou tempo para uma atividade literária considerável, além de suas obrigações pastorais. Escreveu numerosos artigos, publicou dois catecismos e, em 1849, uma história da Bíblia para as escolas.
No dia 5 de janeiro de 1860 (com 48 anos de idade apenas) caiu na rua, em sua cidade episcopal e morreu antes que lhe pudessem administrar os últimos Sacramentos. Foi beatificado pelo Papa Paulo VI, no dia 13 de outubro de 1963, e canonizado pelo mesmo Papa, no dia 17 de junho de 1977.
Redentoristas na Filadélfia (EUA) abrem o ano de São João Neumann, para comemorar o bicentenário de seu nascimento
Em 5 de janeiro de 2011, dia de São João Neumann, os Redentoristas abrem o Neumann Year (Ano Neumann), que terminará em 23 de junho de 2012. O cardeal Justin Rigali de Filadélfia vai celebrar a Missa de abertura no dia da festa no Santuário do santo na igreja de São Pedro, em Filadélfia. Uma celebração de âmbito paroquial será realizada em 9 de janeiro de 2011.
Vários eventos estão programados durante o Ano Neumann para divulgar pelo mundo a sua mensagem de fé, educação e caridade.
Entre as atividades constam retiros mensais nos sábados, no Shrine of St. John Neumann (Santuário de São João Neumann), missões paroquiais especiais e noites de recolhimento pregadas pelos Missionários Redentoristas em paróquias de toda a Costa Leste, e um essay contest (concurso de redação) para estudantes católicos de nível secundário e superior.
"O testemunho de sua vida, fala de uma forma especial para a nossa própria época", disse o ex-Superior Provincial de Baltimore, Patrick Woods. "Como hoje são travadas batalhas políticas sobre os imigrantes sem documentos e as nossas fronteiras, nós pensamos no nosso santo, que era um pastor zeloso para com as ondas de imigrantes”.
"São João Neumann viveu numa época de feroz anti-catolicismo; hoje, estamos diante de um secularismo que deprecia o espírito. Educar nossos jovens é um grande desafio para nós hoje como foi para o fundador do sistema escolar paroquial", disse Woods.
Durante o Ano Neumann, os Redentoristas promoverão especialmente peregrinações ao Santuário de São João Neumann. No Santuário encontra-se o corpo de São João Neumann, bem como várias relíquias e artefatos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário