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24 de dezembro de 2012

SOLENE VIGÍLIA DE NATAL

A Igreja Também Comemora Hoje Santas Tarsila e Emiliana., São Sharbel Makhluf, São Delfim e Santa Irmina

 
Na Vigília de Natal os fiéis preparam-se liturgicamente para o nascimento do Salvador. O Santo Natal, que é uma das festas mais antigas e solenes da Igreja, desde os tempos apostólicos. O presépio em que foi reclinado o Salvador Menino e a gruta onde nasceu, foram sempre objetos de suprema veneração da parte dos cristãos. Para afastar estes do Lugar venerável, os pagãos erigiram no mesmo sítio um templo aos deus Adônis, que foi destruído depois, e no mesmo lugar se ergueu uma igreja magnífica. Ao redor de Belém surgiram também muitos conventos. Em um deles viveu São Jerônimo, durante muitos anos. Mais tarde, o santo presépio foi transportado para Roma. A igreja de Santa Maria Maggiore guarda esta preciosa relíquia.

Os sacerdotes, facultativamente, tem o privilégio de celebrarem três Missas no dia de Natal, uso este também antiquíssimo na Igreja. Originou esta praxe o costume antigo de os Papas no dia de Natal celebrarem três Missas, em diversas Igrejas de Roma. A primeira Missa era celebrada na Basílica tiberiana, a segunda na Igreja de Santa Anastácia, e a terceira no Vaticano. Este uso foi conservado e imitado pelos bispos e sacerdotes, sem que houvesse obrigação de celebrar três Missas. As três Missas no dia de Natal simbolizam o tríplice nascimento de Jesus Cristo: Sua origem do Pai desde a eternidade, seu nascimento da Santíssima Virgem e seu renascimento místico nos corações dos fiéis.

A comemoração do nascimento de Jesus sempre marca o início de uma nova era e seu significado foi tão decisivo que a contagem dos tempos históricos no mundo, passou a ser feita a partir do nascimento de Cristo. A história foi dividida em dois grandes períodos: antes de Cristo, representado pela sigla a.C. , e depois de Cristo, representado pela sigla d.C. .

O Natal sempre modifica algo nos corações das pessoas e, em cada comemoração natalina a união entre Deus e o homem está representada pelo desejo de paz e a humanidade se torna uma imensa família universal. É portanto, uma oportunidade para manifestações de afeto, tanto no âmbito familiar como fora dele, tornando-se, assim, a festa da paz e fraternidade. É tempo também de, apesar de envolvidos nesse clima festivo, avaliar nossa própria caminhada na construção do Reino de Deus.
Eis o que o Menino Jesus nos ensina ao nascer: desprezar os bens do mundo, para alcançar os bens eternos

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  Santa Eugênia, Mártir (fim do séc. III)
 
                IGREJA ORTODOXA GREGA
 
 
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Santa Eugênia era filha de uma distinta família de nobres e tinha dois irmãos: Abita e Sérgio. Seus pais se chamavam Felipe e Claudia. Felipe era prefeito de Roma e logo foi transferido pra Alexandria com toda a sua família. Em Alexandria, Eugênia teve a possibilidade de conhecer e aprender a fé cristã, em particular, quando encontrou nas mãos de uma menina as epístolas de São Paulo. Ao ler as escrituras comentou: «Aqui dentro não existem teorias filosóficas de adoração. Destas escrituras emanam vida e esperança». Neste tempo seus pais havia comprometido Eugênica em um casamento com algum romano da alta sociedade, porém ela não queria assumir este compromisso. Então, fazendo-se acompanhar de dois servos, Protas e Jacinto, partiu à noite e em segredo de Alexandria. Vestindo-se com trajes masculinos e fazendo-se passar por eunuco, assumiu o nome de «Eugênio» e entrou para a vida monástica num mosteiro masculino. Depois de vários anos, viajou para o seu lugar para visitar, em sua casa, sua família. Seus pais a receberam em lágrimas e a abraçaram. Muito rapidamente, toda sua família se converteu ao cristianismo. O pai de Eugênia foi mortalmente ferido pelos idólatras que o odiava. Santa Eugênia foi trasladada para Roma onde, por renunciar a oferecer sacrifícios aos ídolos, ela e seu pai foram decapitados, nos tempos do reinado de Commodus (180-192).

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                               Tarsila e Emiliana
                                      
 Gordiano, senador romano e pai do Santo Papa Gregório, tinha três irmãs, que se dedicaram ao serviço de Deus e lhe votaram a sua virgindade. Eram Tarsila, Gordiana e Emiliana. Quase ao mesmo tempo estas três donzelas tinham tomado tão santas resoluções e viviam na casa paterna como em um convento, animando-se mutuamente, pela palavra e pelo exemplo, a prosseguir na senda da perfeição. O progresso que faziam na prática das virtudes, parecia em todas as três igual. Depois de alguns anos, porém, podia se notar uma mudança no estado das coisas. Tarsila e Emiliana de tal maneira, se desapegaram das coisas do mundo, a tal grau chegaram na união com Deus, que pareciam ter-se esquecido do corpo, vivendo unicamente em espírito. Tal não se dava com Gordiana. Esta perdeu o primitivo zelo, arrefeceu no amor de Deus, que antes a incendiara. Tornou-se tíbia e abriu o coração ao amor do mundo. Esta mudança muito entristeceu as duas irmãs, que tudo fizeram para que Gordiana se lembrasse dos seus deveres e voltasse às práticas da religião.

Realmente, conseguiram que ela recomeçasse a vida fervorosa, como antes a levava. Mas passageira foi a mudança; Gordiana recaiu e, mais ainda do que a primeira vez, se deixou levar pela simpatia do mundo e seus prazeres. O silêncio, o recolhimento, a companhia das irmãs e, de outras pessoas devotas, tornaram-se-lhe insuportáveis e, em lugar destas, começou a procurar a companhia e amizade de pessoas da sociedade. Tarsila e Emiliana continuaram na vida santa de antes, lamentando profundamente o desvario da irmã. Tarsila, mais ainda que Emiliana, se aperfeiçoava na vida interior e mais cedo que esta, parece ter alcançado o fim desejado. São Gregório, seu sobrinho, fala de uma visão que a santa teve nos últimos dias de vida. Ela viu o Papa Félix (de que era parenta), que lhe mostrava uma morada belíssima, rodeada de luz, que devia ocupar. No dia que se seguiu esta visão, Tarsila foi acometida de uma febre alta e adoeceu gravemente. Agonizante já, parecia acordar de um profundo sono e exclamava em alta voz: "Dai lugar! Jesus está chegando, querendo visitar-me!" Ditas estas palavras, morreu placidamente, e o quarto em que estava, encheu-se de delicioso perfume. Esta morte ocorreu nas vésperas do Nascimento de Nosso Senhor.

Depois dos dias da Festa do Natal, apareceu a Emiliana e disse-lhe ser vontade de Deus que celebrassem juntas no céu a festa da Epifania. Emiliana recebeu com agrado esta nova, mas manifestou apreensões relativamente a Gordiana. Tarsila respondeu-lhe com profunda tristeza: "Não te incomodes mais por causa de Gordiana. No coração dela não temos mais lugar; está resolvida a voltar ao mundo". Emiliana adoeceu e faleceu na vigília da festa da Epifania. Gordiana afastou-se cada vez mais do espírito religioso que até então reinava na casa do pai. Fez uso da liberdade, desfez-se do véu e casou-se com um morador da casa. São Gregório acrescenta: "Eis três pessoas que, animadas do mesmo zelo, se consagraram a Deus mas não perseveraram todas no mesmo espírito: Pois é como disse Nosso Senhor: 'Muitos são os chamados, poucos os eleitos'."

REFLEXÕES

As duas santas irmãs Tarsila e Emilana fugiram do mundo, porque o viram cheio de perigos e ocasiões para pecar. Quem deseja seriamente a eterna salvação, deve ao menos2 evitar a ocasião próxima do pecado e transformá-la em remota, senão o pecado em que vive, leva-o seguramente à perdição eterna.
O demônio procura encobrir o perigo que há, e engana a vítima sobre a gravidade da situação. Procurar a ocasião próxima e ficar isento do pecado, é coisa impossível e excede às forças de todo o homem, ainda que fosse piedoso como Davi, sábio como Salomão e forte como Sansão. "Aproximando-te demais do fogo - diz Santo Isidoro - embora sejas de ferro, o calor far-te-á derreter. Quem está perto do perigo, por muito tempo não se preservará do pecado".

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Ermitão do rito católico maronita, é o primeiro libanês canonizado pela Sé Apostólica nos tempos modernos,09 de outubro de 1977 pelo Papa Paulo VI.
Grande amante daEucaristia e daVirgem Santíssima. Exemplo devida consagrada e de ermitão. Deus quis manifestar sua glória por meio dessehumilde eremita. Grande quantidade demilagres ocorrem por sua intercessão. Diz-se no Oriente que numerosasde suasimagens milagrosamente produzem azeite de oliva,que se utiliza na oração pelos enfermos. Além de ser bem conhecido no oriente Médio eem toda a Igreja, na América é particularmente venerado no México apartir da imigração maronita que começou no século XIX. Sua devoção e propaga na atualidade mui rapidamente pelo número crescente de milagres atribuídos à sua intercessão. Parece que Deus deseja utilizar este santo com o sinal deseu desejo deunificar o Oriente com o Ocidente.
Nasceu no povoado de Beka'kafra, a 140 km do Líbano,capital libanesa, em08 de maio de 1828. Era o quinto filho de Antun Makhlouf o Brigitte Chidiac, uma piedosa família campesina.Foi batizado após oito dias na Igreja de Nossa Senhora, em sua cidade natal, recebendo por nome Yusef (José).Aos três anos o pai de Yusef foi inscrito no exército turco na guerra contra os egípcios e morreu quando regressava para casa. Sua mãe foi quem cuidou da família, sendo um exemplo de virtude e de fé. Passado algum tempo, ela casou-se de novo com um homem devoto que posteriormente iria ser ordenado sacerdote. (No rito maronita,homens casados podem ser escolhidos para o sacerdócio).

Yusef ajudou aseu padrasto no ministério sacerdotal. Já desde jovem era ascético e deprofunda oração. Yusef estudou napequena escola paroquial do povoado.À idade de 14 anos foi pastor deovelhas, quando aperfeiçoou-se na oração. Retirava-se com freqüência a uma cova que descobriu próxima às pastagens para adentrar-se em horas de oração. Por isso, era alvo de zombaria de outros jovens pastores. Dois deseus tios maternos eram ermitãos pertencentes à Ordem Libanesa Maronita. Yusef acudia a eles com freqüência para aprender sobre a vida religiosa e especialmente a vida monástica.

Aos 20 anos de idade, Yusef é o sustento da sua casa. Sendo o tempo decontrair matrimônio, sente-se chamado à outro tipo de vida. Depois de três anos de espera, escutou a voz do Senhor: “Deixa tudo, vem e segue-me”.Assim,numa manhã do ano 1851 sedirige ao convento de Nossa Senhora de Mavfouq, onde foi recebido como postulante. Ao entrar no noviciado, renuncia ao seu nome batismal eescolhe como nome de consagração: Sharbel.

Algum tempo depoisfoi enviado ao Convento de Annaya, onde professou os votos perpétuos como monge, em 1853. O enviaram imediatamente ao Mosteiro de São Cipriano de Kfifen, onde realizou seus estudos de filosofia e teologia, levando uma vida exemplar de oração e apostolado, entre estes, o cuidado dosenfermos, o pastoreio dasalmas eo trabalho manual em coisasmui humildes.

Sharbelrecebeu autorização para avida ermitã em 13 de fevereiro de 1875. Deste momento até sua morte, ocorrida na ermida dos Santos Pedro ePaulona véspera de Natal do ano 1898,dedicou-se inteiramente à oração (rezava 7 vezes ao dia a Liturgia das Horas),asasceses, apenitência eo trabalho manual. Comia uma vez ao dia elevava consigo o cilício.

O padre Sharbel alcançou acelebridade depois de sua morte, ocorrida em 24 de dezembro de1898. Deus quis assinalar a este santo numerosos prodígios: Seu corpo se mantém incorrupto e seu sangue, ocorrem prodígios de luz, constatados por muitas pessoas. O povo venerava como santo, ainda que a hierarquia e seus próprios superiores, proibissem seu culto formal enquanto a Igreja não pronunciasseseu veredicto.

Dado oconstante culto do povo, o Padre Superior Geral Ignácio Daghersolicitou ao Papa Pio XI em 1925, a abertura do processo de beatificação do Padre Sharbel. Foi beatificado durante o fechamento do Concílio Vaticano II, em 5 de dezembro de1965, pelo Papa Paulo VI, que disse: “Um ermitão damontanha libanesa está inscrito no número dos Bem-Aventurados ... Um novo membro dasantidademonástica enriquece com seu exemplo ecom sua intercessão atodo o povo cristão.E pode nos fazer entender, emum mundo fascinado pelascomodidades epela riqueza, o grande valor da pobreza, dapenitência edo ascetismo, para libertar aalma em sua ascensão a Deus”.

Em 09 de outubro de1977, durante o Sínodo Mundial dos Bispos, o Papa canonizou ao P. Sharbel com a seguinte proclama:
“Em honra à Santa e Individual Trindade, para aexaltação da fé católica e promoção da vida cristã, com aautoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo,dos bem-aventurados apóstolos Pedro e Paulo e nossa, depois demadura deliberação eapós implorar intensamente a ajuda divina... decretamos e definimos que o beato Sharbel Makluf é SANTO, e o inscrevemos no catálogo dos santos, estabelecendo que seja venerado como santo com piedosa devoção em toda a Igreja.Em nome do Pai,do Filho edo Espírito Santo”.

ORAÇÃO
Deus, infinitamente santo e glorificado por meio deteus santos. Tu que inspiraste o santo monge e ermitão Sharbel para que vivesse emorresse em perfeitaunião com Jesus Cristo,dando-se a força para renunciar ao mundo efazer triunfar de sua ermida, ao heroísmo desuas virtudes monásticas:pobreza, obediência e santidade. Te imploramos nos concedas agraça deteamar eservir seguindo seu exemplo. Deus Todo-Poderoso, Tu que tens manifestado o poder da intercessãode São Sharbel através deseus numerosos milagres efavores,concedei-nos agraça que te imploramos por sua intercessão (fazer o pedido). Amém.(Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória)

Reflexões:
A vergonha e o respeito humano são barreiras que devemos transpor corajosamente, especialmente quando tratamos das coisas de Deus. Será que nos é tão difícil benzer-se em via pública, quando passamos na frente da Casa de Deus, ou de um cemitério, ou antes de uma refeição num restaurante? Se relutamos nisso, não é por outra razão que não pelo respeito humano, constrangimento ou vergonha. Grandes testemunhos cristãos são originários de pequenos gestos, pequenos hábitos que transmitem o grande significado da nossa fé.
Pastor de ovelhas com apenas 14 anos, São Sharbel não envergonhava-se em dedicar muitas horas de oração em meio ao seu ofício cotidiano. As zombarias dos outros jovens não lhe afetavam os ouvidos, muito menos a sua fervorosa postura cristã. Resta perguntar hoje quem eram os jovens que outrora gracejavam; sequer sabemos seus nomes. A certeza que temos é que morreram, retornaram ao pó e compareceram ao tribunal de Cristo. Com quê constrangimento viram gravadas suas histórias: o que pensavam ser engraçado era... muito sério!
Peçamos a intercessão de São Sharbel para que, com a mesma sabedoria, enfrentemos tais situações com coragem e determinação, e que sejamos agraciados já nesta vida, da plena visão nas coisas divinas, para que possamos sufocar as ilusões e preceitos terrenos.

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