Quem Sou

Minha foto
Fortaleza, Ceara, Brazil

22 de maio de 2012

Santa Rita de Cássia



                                                                      Santa Rita de Cássia

Ela nasceu, na Itália, a 22 de maio de 1381, na região da Úmbria, num lugarejo chamado, naquele tempo, Roca Porena. Seus pais, Antônio e Amada Mancini, já idosos, rogavam a Deus a vinda de um filho. Nasceu-lhes a pequena Margherita, daí sua abreviatura: Rita.
Educada, com muito esmêro cristão, Rita passou sua infância e sua juventude, auxiliando seus pais na lavoura. Recém-nascida e sempre colocada num cesto, que fazia às vezes de berço, no próprio campo, certa vez foi encontrada envolta de abelhas brancas que lhe pousavam na face, sem ferí-la. Quando jovem casou-se com Paulo Fernando. Tiveram dois filhos: João Tiago e Paulo Maria. O marido, de gênio forte e colérico, maltratou-a muitas vezes. Rita, graças à bondade de coração e às suas preces, conseguiu convertê-lo para Deus. Ele morreu assassinado, vítima de lutas políticas de época. Os filhos, jovens, quiseram vingar a morte do pai. Rita, preferindo vê-los mortos que transgredindo a lei divina, pediu a Deus que os levasse para o céu antes de se mancharem com aquele crime. Morreram ambos, dizimados por uma peste que arrasou a Europa naquela época.
Viúva e sem filhos, Rita dedicou-se ao socorro dos pobres e enfermos, ajudando a uns e outros, com alimento, visita, conforto e trabalho. Sentindo o chamado de Deus, procurou o Convento das Irmãs Agostinianas de Santa Maria Madalena, em Cássia, para tornar-se religiosa. As regras daquele tempo impediam o ingresso de viúvas. Certa vez, madrugada ainda, Rita foi encontrada pelas freiras, rezando na capela do Mosteiro, com portas e janelas fechadas. A Madre Superiora viu naquele fato um desígnio do céu e admitiu-a como Irmã. Para provar sua vontade, mandou que regasse diariamente, um ramo seco de videira. Com o tempo, o ramo verdejou e floresceu numa viçosa videira.
Um dia, rezando perante o crucifixo, pediu a Cristo a graça de sofrer com Ele. Um espinho desprendeu-se da imagem e fincou-se-lhe na fronte, abrindo uma chaga dolorosa e purulenta, que durante mais de quinze anos a fez sofrer muito. Em 1450 ano santo, desejando ir a Roma, com suas companheiras de hábito e não o podendo por causa da chaga na fronte, Rita a Deus pediu esta graça e a chaga fechou-se, tornando-se a abrir quando de volta ao Convento. Muito jejum, muita penitência, muita oração eram sua maneira de viver. Gravemente enferma, vivendo num pobre catre, no fundo de uma humilde cela, Rita recebeu a visita de sua prima. Pediu a esta que fosse até Roca Porena e lá em sua antiga casa, colhesse para ela um figo e um botão de rosa. Era pleno inverno, tudo sepultado sobre a mais densa neve, e no entanto a prima encontrou o figo e rosa no jardim de Rita.
No dia 22 de maio de 1457, Rita entregou sua bela alma a Deus. No campanário do Convento, os sinos começaram a repicar festivamente, tangidos por mãos misteriosas. A chaga da fronte fechou-se na mesma hora e no lugar do habitual mal cheiro que dela se exalava, passou a exalar um discreto perfume. Tantos foram os milagres e as graças que milhares de devotos seus receberam de Deus, por intercessão sua, que ficou conhecida como a “Santa dos Impossíveis”. O Papa Leão XIII, canonizou-a no dia de Pentecostes, 24 de maio de 1900, Ano Santo.
(Fonte: http://www.santaritadf.org.br/santa-rita-de-cassia/vida-de-santa-rida)

Santa Rita de Cássia

No dia 22 de maio celebramos a vida santa da esposa, mãe, viúva e depois religiosa: Santa Rita de Cássia que se tornou popular pela sua intercessão em casos impossíveis. Nascida em 1381 de uma pobre família que muito bem comunicou-lhe a riqueza que é viver o Evangelho. Desde pequena manifestava sua grande devoção a Nossa Senhora, confiança na intercessão de São João Batista e de Santo Agostinho. No coração de Santa Rita crescia o desejo da vida religiosa, porém foi casada pelos pais com Paulo Ferdinando, que de início aparentava de boa índole, porém começou a se mostrar grosseiro, violento e fanfarrão. Santa Rita de Cássia grande intercessora sofreu muito com o esposo, até que este foi assassinado e acabou gerando nos dois filhos gêmeos grande revolta e vontade de vingança. Santa Rita de Cássia se entregava constantemente a oração, e ao testemunho de caridade, tanto que perdoou o esposo e assassinos, mas infelizmente perdeu cedo os filhos. Como viúva conseguiu a graça de entrar na vida religiosa. Chagada, e em meio a novas situações humanamente impossíveis, conseguiu superar com a graça de Deus todos os desafios pela santidade.”
Fonte do texto e maiores informações, clique aqui.
Oração a Santa Rita de Cássia – Ela é a grande propugnadora das causas difíceis e os seus milagres têm sido atestados, durante os séculos, por todos quantos tenham recorrido aos seus méritos.
Santa Rita de Cássia, filha, mãe e esposa modelar, que pelas Vossas virtudes fostes um grande exemplo, no Vosso tempo, a Vós que tudo sacrificastes pelo amor de Jesus, venho nesta aflição, recorrer ao Vosso patrocínio, certo de que não me negareis a graça que Vos peço.
Vós que jamais Vos mostrastes fraca na Vossa fé, que preferistes a morte de Vossos filhos a que eles vivessem em pecado.
Vós, Santa Rita de Cássia, sois a advogada das causas difíceis, a que obtém graças impossíveis pelo Vosso alto merecimento.
Assim, creio e confio em vós, Santa Rita de Cássia, e estou certo de que me obtereis (mencionar aqui o pedido).
Santa Rita de Cássia ouvi-me e atendei-me na minha tribulação.
Amém. Rezar um Pai Nosso e uma Avé Maria.

                                                   **********************



                                                        A santa das causas impossíveis

Santa Rita de Cássia ou Santa dos Impossíveis, como é geralmente conhecida a grande advogada dos aflitos, nasceu em Rocca Porena, perto de Cássia (Itália), em 22 de Maio de 1381, tendo por pais Antônio Mancini e Amada Ferri. O nascimento da Santa foi precedido por sinais maravilhosos e visões celestiais que fizeram seus pais perceberem algo da futura e providencial missão de Rita, que seria colocada no mundo para instrumento da misericórdia de Deus em favor da humanidade sofredora.
Desde jovem, Rita tinha intenção de ser religiosa, mas seus pais, temendo que ela ficasse sozinha, resolveram casá-la com um jovem de família nobre, mas de temperamento excessivamente violento. Ela suportou pacientemente tal situação por 18 anos. Como ele tinha muitos inimigos, foi assassinado. A viúva suportou a dolorosa perda, perdoando os assassinos. Porém, crescia em seus filhos o desejo de vingança. Rita pediu que Deus os levasse, pois seria melhor que outra tragédia. Assim, perdeu os filhos. Rita estava livre para dedicar-se a Deus e pediu para entrar no Convento das religiosas Agostinianas da cidade. Mas naquela comunidade só podiam entrar virgens. Então, ela transformou sua casa num claustro, onde rezava as orações habituais das religiosas.
Uma noite, enquanto rezava, ouviu três batidas violentas em sua porta e uma voz lá de fora dizia: "Rita! Rita!". Abriu a porta e viu em sua frente três Santos, que rapidamente a levaram ao Convento onde havia sido negada três vezes. Os mensageiros fizeram-na entrar, apesar das portas estarem fechadas, e deixaram Rita de Cássia em um dos claustros. Depois desapareceram. A superiora ficou fascinada com essa manifestação Divina. As religiosas decidiram por unanimidade que a viúva fosse recebida. Admitida noviça Rita começou a trabalhar para realizar seus desejos. Consagrou-se à oração e penitência, seu corpo foi seguidamente flagelado. Passava os dias a pão e água e noites sob vigília e oração.
Certo dia pediu com extraordinário fervor que um estigma de Jesus aparecesse para sentir a dor da redenção. Em uma visão, Rita recebeu um espinho cravado em sua testa. A chaga ficou por toda a vida e ainda pode-se vê-la em sua cabeça conservada intacta com o resto do corpo. Um dia uma parente foi visitá-la, ela agradeceu a visita e ao se despedir pediu que lhe trouxesse algumas rosas do jardim. Como era inverno e não tinha rosas, pensaram que Rita estava delirando e sua visitante não ligou para seu pedido. Como para voltar para casa teria que passar pelo jardim olhou e se surpreendeu ao contemplar quatro lindas rosas que se abriram entre os ramos secos. Admirada do prodígio, entrou no jardim, colheu as flores e as levou ao Convento de Cássia. Nesta época, Rita estava muito doente e morreu em 22 de Maio de 1547. No dia seguinte, seu corpo foi colocado na Igreja do Convento. Todos os habitantes da cidade foram venerar a religiosa.
Santificação e corpo intacto
No século XVII foi beatificada e em 24 de Maio de 1900, canonizada. O corpo de Santa Rita de Cássia continua conservado intacto até hoje. Qualquer pessoa pode contempla-la na Igreja do Convento de Cássia, dentro de um relicário de cristal. Depois de tantos anos, seus membros ainda têm flexibilidade e pela expressão do rosto, parece estar dormindo





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu Mapa

  1. Belo'>http://www.tripadvisor.com/Tourism-g303374-Belo_Horizonte_State_of_Minas_Gerais-Vacations.html">Belo Horizonte, Brasil
  2. Madrid'>http://www.tripadvisor.com/Tourism-g187514-Madrid-Vacations.html">Madrid, Espanha
  3. Curitiba'>http://www.tripadvisor.com/Tourism-g303441-Curitiba_State_of_Parana-Vacations.html">Curitiba, Brasil
  4. Petrópolis'>http://www.tripadvisor.com/Tourism-g303504-Petropolis_State_of_Rio_de_Janeiro-Vacations.html">Petrópolis, Brasil
  5. Natal'>http://www.tripadvisor.com/Tourism-g303518-Natal_State_of_Rio_Grande_do_Norte-Vacations.html">Natal, Brasil
  6. Florianópolis'>http://www.tripadvisor.com/Tourism-g303576-Florianopolis_State_of_Santa_Catarina-Vacations.html">Florianópolis, Brasil
  7. Recife'>http://www.tripadvisor.com/Tourism-g304560-Recife_State_of_Pernambuco-Vacations.html">Recife, Brasil
  8. Paris'>http://www.tripadvisor.com/Tourism-g187147-Paris_Ile_de_France-Vacations.html">Paris, França
  9. Tropea'>http://www.tripadvisor.com/Tourism-g194939-Tropea_Province_of_Vibo_Valentia_Calabria-Vacations.html">Tropea, Itália
  10. Manaus'>http://www.tripadvisor.com/Tourism-g303235-Manaus_Amazon_River_State_of_Amazonas-Vacations.html">Manaus, Brasil
  11. Fortaleza'>http://www.tripadvisor.com/Tourism-g303293-Fortaleza_State_of_Ceara-Vacations.html">Fortaleza, Brasil
  12. Taormina'>http://www.tripadvisor.com/Tourism-g187892-Taormina_Province_of_Messina_Sicily-Vacations.html">Taormina, Itália
  13. Roma'>http://www.tripadvisor.com/Tourism-g187791-Rome_Lazio-Vacations.html">Roma, Itália
  14. Brasília'>http://www.tripadvisor.com/Tourism-g303322-Brasilia_Federal_District-Vacations.html">Brasília, Brasil
  15. Vatican'>http://www.tripadvisor.com/Tourism-g187793-Vatican_City_Lazio-Vacations.html">Vatican City, Itália
  • Crie seu próprio mapa'>http://www.tripadvisor.com/MemberProfile-cpt">mapa de viagem ou blog'>http://www.travelpod.com/">blog de viagem.
  • TripAdvisor has airfare search