Quem Sou

Minha foto
Fortaleza, Ceara, Brazil

19 de março de 2012

São José - Esposo da Virgem Maria


                       Padroeiro da Igreja Universal 

                             Também nesta data: Santo Apolônio e Santa Quintila

A devoção a São José na Igreja Católica é antiquíssima. A Igreja do Oriente celebra-lhe a festa desde o século nono, tendo os Carmelitas introduzido tal festa na Igreja ocidental. Os Franciscanos em 1399 já festejavam a comemoração do santo Patriarca. Xisto IV inseriu-a no breviário e no missal; Gregório XV generalizou-a em toda a Igreja. Clemente XI compôs o ofício com os hinos para o dia 19 de março e colocou as missões da China sob a proteção de São José. Pio IX introduziu, em 1847, a festa do Patrocínio de São José e, em 1871 declarou-o PADROEIRO DA IGREJA CATÓLICA; Leão XIII e Benedito XV recomendaram aos fiéis a devoção a São José, de um modo particular, chegando este último Papa a inserir no missal um prefácio próprio.
Nada sabemos a respeito da infância de São José, tampouco da vida que levou, até o casamento com Maria Santíssima. Os santos Evangelhos não nos dizem cousa alguma a respeito; limitam-se apenas a afirmar que José era justo, o que quer dizer: José era cumpridor da lei, homem santo.

Que a virtude e santidade de São José foram extraordinárias, vemos pela grande missão que Deus lhe confiou. Segundo a Doutrina de São Tomás de Aquino, Deus confere as graças e privilégios à medida da dignidade e da elevação do estado, a que destina o indivíduo. Pode imaginar-se dignidade maior que a de S. José que, pelos desígnios de Deus, devia ser esposo de Maria Santíssima e pai nutrício de seu divino Filho? Maria Santíssima, consentindo no enlace com o santo descendente de David, não podia ter outra cousa em mira, senão uma garantia para o futuro, uma defesa de sua virtude e uma satisfação perante a sociedade, visto que no Antigo Testamento não era conhecida, e muito menos considerada, a vida celibatária. Celebrando o contrato, Maria Santíssima certamente o fez com a garantia absoluta da pureza virginal, que por inspiração divina votara a Deus. Ao realizar-se a grandiosa obra da Encarnação do Verbo , o Arcanjo Gabriel comunicou-se o grande mistério, que nela se havia de realizar e, após pronunciar o "fiat", consentindo sua maternidade operada pelo Espírito Santo, deixou São José em completa ignorância. Com esse consentimento, dirigiu-se à casa de Isabel, onde se demorou três meses e, de volta para casa, seu estado causou no espírito se São José as mais graves preocupações e cruéis dúvidas. A virtude e a santidade da esposa estavam acima de qualquer suspeita, não lhe permitindo explicação menos favorável. Nesta perplexidade invencível, resolveu abandonar a esposa e, quando tudo já estivesse providenciado para a partida, um Anjo do Senhor lhe aparece em sonhos e lhe diz: : "José, filho de Davi, não temas admitir Maria, tua Esposa, porque o que nela se operou é obra do Espírito Santo". Foram assim de vez dissipadas as negras nuvens do espírito de José. Com quanto respeito, com quanta atenção não teria tratado aquela, que pela fé sabia ser o tabernáculo vivo do Messias.

Ignora-se quando São José morreu. Há razões que fazem supor que o desenlace se tenha dado antes da vida pública de Jesus Cristo. Certamente não se achava mais vivo quando seu Filho morreu na cruz; do contrário não se explicaria porque Jesus recomendou a Mãe a São João Evangelista, não tendo por isto razão, se estivesse vivo São José.

Que morte santa terá tido o pai nutrício de Jesus! Que felicidade morrer nos braços do próprio Jesus Cristo, tendo à cabeceira a Mãe de Deus! Mortal algum teve igual ventura. A Igreja com muita razão invoca São José como padroeiro dos moribundos e os cristãos se lhe dirigem com confiança, para alcançar a graça de uma boa morte.

Não existem relíquias de S. José, tampouco sabe-se algo do lugar onde foi sepultado. Homens ilustrados e versados nas ciências teológicas houve e há que defendem a opinião que S. José, em atenção a sua alta posição e grande santidade, foi, como São João Batista, santificado antes do nascimento e já gozava de corpo e alma da glória de Deus no céu, em companhia de Jesus, seu Filho e Maria, sua Santíssima esposa.

Grande deve ser a nossa confiança na intercessão de S. José. Não há pessoa, não há classe que não possa, que não deva se lhe dirigir. Santa Tereza, a grande propagandista da devoção a São José, chegou a dizer: "Não me lembro de ter-me dirigido a São José, sem que tivesse obtido tudo que pedira".

Reflexões

São José é um dos grandes santos a que a Igreja patenteia a maior devoção e confiança. E com razão! O Esposo de Maria Santíssima, o pai putativo de Cristo, tendo recebido de Deus as mais honrosas distinções, quão caro não deve ser ao Onipotente, quanto poder não deve ter sobre o coração do Divino Filho. Recorram, pois, àquele modelo de vida oculta e contemplativa os que escolheram para si o melhor modelo de perfeição. Recorram todos a São José para obter a pureza do corpo, da alma e do espírito. Ele é o advogado dos agonizantes porque só ele, entre os mortais, teve a graça de expirar nos braços de Jesus e Maria.

                                       * * * * * * * * *


Festa de S. José Operário: 1º de maio - clique aqui para acessar

              Hoje 2º Feira oração pelas Almas
  

 Rezo hoje 2º Feira pedindo a intercessão de São José
pelos falecidos de minha família

por parte de pai:
Eugenia Lemos do Canto                        +
Eleuthério Lopes do Canto                     +
Eugênia Lemos do Canto de Oliveira            +
Solón                                         +
Solónzinho                                    +
Eleuthério Tito  Lemos do Canto               +
Ottilia Delgado  do Canto.                    +
Edson Tito Delgado do Canto,                  +
Jose Tito Lemos do Canto                      +
Gemina Yolanda Lemos do Canto.                +
Mussuri                                       +
Noêmia Peres do Canto                         +
                                         
por parte de mãe:
Vovó Raimunda Nogueira Barroso  +
Vovô Liberato Barroso           +
Tio José Liberaato Barroso  +
Tio Plácido Barroso         +
Tio Eliseu Barroso          +
Pedro Barroso           +
Eliezer Barroso         +
Célia Barroso           +
Luzia Barroso           +
Estelita Barroso        +



por meus padrinhos de batismo

Dr° José Galba de Araújo    +
Lorena de Araújo            +

Somos muito gratos por esses nossos parentes terem existito e feito parte de nossas vidas
Agradecemos a DEUS e intercedemos por eles hoje através do Ofício dos mortos ,
da Ladainha  e do Terço de Amor que vamos rezar.Amém


  **********************************
 


Hoy, 19 de marzo, conmemoramos a San JOSÉ, Esposo de la Virgen María.

SAN JOSÉ nació probablemente en Belén, la ciudad de David, del que era descendiente, aunque al inicio de la historia de los Evangelios San José vivía en Nazaret.

San José desempeñó un papel esencial en el plan reconciliador de Dios, al encomendársele el privilegio y la gran responsabilidad de ser el padre adoptivo del Niño Jesús y el custodio de la Sagrada Familia. Es el santo más próximo a la Virgen María y a Jesús.

De acuerdo con los Evangelios de San Marcos y de San Mateo, que son las escasas fuentes que lo mencionan, San José ejercía el oficio de carpintero, y así es como ha pasado a la tradición.

Cuando se realizó un censo de población en la antigua Palestina, José acudió a Belén con su esposa María, que estaba encinta. Ahí nace el Niño Jesús, y ahí recibe San José, como cabeza de la familia, a los humildes pastores y a los magnánimos reyes magos.

La persecución desatada por el rey Herodes obliga a la Sagrada Familia a huir a Egipto. En todo momento, los testimonios nos muestran a San José siempre a la altura de la sagrada misión que Dios le asignó.

Pío IX lo declaró Patrono Universal de la Iglesia en 1870, y Juan XXIII incluyó su nombre en la celebración de la misa. San José es el santo patrono de los carpinteros y de los padres de familia.

SAN JOSÉ nos enseña a aceptar con gusto las más altas responsabilidades que Dios nos encomienda.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu Mapa

  1. Belo'>http://www.tripadvisor.com/Tourism-g303374-Belo_Horizonte_State_of_Minas_Gerais-Vacations.html">Belo Horizonte, Brasil
  2. Madrid'>http://www.tripadvisor.com/Tourism-g187514-Madrid-Vacations.html">Madrid, Espanha
  3. Curitiba'>http://www.tripadvisor.com/Tourism-g303441-Curitiba_State_of_Parana-Vacations.html">Curitiba, Brasil
  4. Petrópolis'>http://www.tripadvisor.com/Tourism-g303504-Petropolis_State_of_Rio_de_Janeiro-Vacations.html">Petrópolis, Brasil
  5. Natal'>http://www.tripadvisor.com/Tourism-g303518-Natal_State_of_Rio_Grande_do_Norte-Vacations.html">Natal, Brasil
  6. Florianópolis'>http://www.tripadvisor.com/Tourism-g303576-Florianopolis_State_of_Santa_Catarina-Vacations.html">Florianópolis, Brasil
  7. Recife'>http://www.tripadvisor.com/Tourism-g304560-Recife_State_of_Pernambuco-Vacations.html">Recife, Brasil
  8. Paris'>http://www.tripadvisor.com/Tourism-g187147-Paris_Ile_de_France-Vacations.html">Paris, França
  9. Tropea'>http://www.tripadvisor.com/Tourism-g194939-Tropea_Province_of_Vibo_Valentia_Calabria-Vacations.html">Tropea, Itália
  10. Manaus'>http://www.tripadvisor.com/Tourism-g303235-Manaus_Amazon_River_State_of_Amazonas-Vacations.html">Manaus, Brasil
  11. Fortaleza'>http://www.tripadvisor.com/Tourism-g303293-Fortaleza_State_of_Ceara-Vacations.html">Fortaleza, Brasil
  12. Taormina'>http://www.tripadvisor.com/Tourism-g187892-Taormina_Province_of_Messina_Sicily-Vacations.html">Taormina, Itália
  13. Roma'>http://www.tripadvisor.com/Tourism-g187791-Rome_Lazio-Vacations.html">Roma, Itália
  14. Brasília'>http://www.tripadvisor.com/Tourism-g303322-Brasilia_Federal_District-Vacations.html">Brasília, Brasil
  15. Vatican'>http://www.tripadvisor.com/Tourism-g187793-Vatican_City_Lazio-Vacations.html">Vatican City, Itália
  • Crie seu próprio mapa'>http://www.tripadvisor.com/MemberProfile-cpt">mapa de viagem ou blog'>http://www.travelpod.com/">blog de viagem.
  • TripAdvisor has airfare search